B12! A polêmica vitamina do mundo dos veganos. Vamos falar sobre ela?

O que é a vitamina B12?
Um micronutriente essencial para o nosso organismo, que desempenha um papel importante na formação e manutenção dos glóbulos vermelhos, tecido nervoso e componentes celulares.

A polêmica?
A vitamina B12 não está naturalmente presente na alimentação à base de proteína animal, como muitos acreditam, a vitamina é sintetizada por bactérias, principalmente as do solo, e por contaminação, fazem desta uma fonte rica da vitamina; como a B12 não é necessária para o metabolismo das plantas, ela não é absorvida pelo vegetal. Essencialmente necessitamos dessa vitamina devido às bactérias provindas dos costumes alimentares dos nossos ancestrais, que consumiam alimentos com todas as bactérias contidas neles, sem assepsia, nosso organismo se adaptou a essa bactéria, tornando-a parte do nosso sistema, sendo hoje, essencial para a funcionamento do nosso organismo. Assim como outras adaptações que nosso corpo desenvolveu para a sobrevivência da nossa espécie.

A suplementação?
Por que todos devem ficar atentos à deficiência da vitamina? 50% dos veganos e vegetarianos podem ter deficiência da vitamina e 40% dos onívoros também apresentam tal deficiência, tornando assim a suplementação não exclusiva para quem segue a dieta vegana.

“Cada organismo humano pode reagir de uma forma diferente, alguns corpos estocam B12 por mais tempo, e sempre existirão exceções a regras. O que os estudos científicos fazem é mostrar o que se aplica à maioria dos humanos.” Eric Slywitch, nutrólogo e vegano.

A absorção da vitamina no organismo de cada um é única, vegetarianos e veganos tendem a ter de suplementar a vitamina devido a ausência dela na alimentação à base de vegetais, alguns podem estocá-la por mais tempo, mas se pretendem seguir uma dieta vegetariana ou vegana devem fazer exames regularmente. Já alguns onívoros não apresentam uma boa absorção da vitamina no organismo, portanto também devem ficar de olho nos exames.

Conclusão?
Uma dieta balanceada e nutritiva à base de vegetais mantém um organismo saudável e em perfeito funcionamento. Porém, é preciso, como em TODAS AS DIETAS, suplementar as vitaminas que não são bem absorvidas pelo organismo de cada indivíduo.

“Não há nada numa dieta animal que não se pode obter, de uma forma mais saudável, em uma alimentação vegana.” Dr. Neal Bernard, neurologista.

Texto: Lara Zanatta
Vegana, culinarista, e idealizadora do Panela Alternativa

Fontes: souvegetariano.com | alimentacaosemcarne.com.br | documentário What The Health

Deixe seu comentário